Corpore Incorporadora

blog

Portal Corpore <

Dicas de uso de tapetes na decoração

Se existe um acessório que pode trazer muita personalidade ao ambiente, esse é o tapete.

Com as mais diversas cores, materiais e estilos, pode ser um grande aliado no momento da decoração.

Além da beleza, o item tem como característica ser funcional e útil. Por isso, a primeira recomendação é ficar atento ao seu principal objetivo aliado à rotina de uso do cômodo em que será colocado o acessório.

Os tapetes de pelos médios ou altos, por exemplo, podem enroscar nos pés das cadeiras quando são movidas na sala de jantar ou até mesmo esconder alimentos que eventualmente podem cair, sem que sejam vistos. Já para manter os pés aquecidos ao levantar pela manhã, podem ser uma boa pedida ao lado da cama.

O material escolhido também deve considerar a funcionalidade. No caso da sala de jantar, por exemplo, é importante que seja um tecido resistente para aguentar o arrastar das cadeiras. Dessa forma, você evita danificar o piso e ainda pode usar o tapete por muito mais tempo.

A dimensão do tapete escolhido também deve considerar a proporção do ambiente, levando em consideração que os móveis devem ser distribuídos dentro dele. Com exceção de alguns lugares, como as passadeiras de corredor, o ideal é que pelo menos uma parte do móvel ‘prenda’ o tapete, como o sofá da sala de estar, por exemplo. Mas, nada de ocupar todo o tecido, o ideal é que fiquem, em média, 30 centímetros de borda.

As formas também são interessantes de serem observadas. Os redondos passam uma mensagem de informalidade e modernidade, e costumam ser mais utilizados em ambientes menores, como halls de entrada, por exemplo. Já os quadrados e retangulares costumam chamar mais a atenção.

A escolha de cores e estampas ainda são aspectos a parte. É muito importante que estejam em harmonia com os demais móveis do cômodo. E não deixe de ousar, se desejar, já que um belo tapete pode ser o centro das atenções da sua decoração.

As opções de tecidos e tonalidades ainda podem passar sensações diferentes. Os claros podem fazer o espaço parecer maior e os escuros dar aspecto de mais compactos. Brincar com isso é interessante, para preencher áreas amplas com tapetes escuros e móveis claros, por exemplo.

Além de escolher a melhor alternativa, a manutenção correta deve ser uma prática. A primeira é virar o tapete em 180° com frequência, para que desgastes causados pelo caminhar dos moradores ou a exposição ao sol sejam homogêneos. A limpeza do pó deve ser feita, pelo menos, a cada duas vezes por semana e a higienização a cada 60 dias, de preferência com empresas especializadas. Se você tem crianças ou animais domésticos transitando pelos tapetes, vale a pena encurtar esse período.

Ao refletir sobre suas preferências, você está preparado para fazer escolhas mais assertivas, inclusive ao lado de um profissional da área da decoração e design de interiores que ajudará a deixar o seu lar confortável e a sua cara!

 

 

 

Central de Vendas (67) 3033-8840